O seu avô

Era nos almoços que os dois se encontravam e sorriam por se verem, matavam a saudade num abraço bem apertado de pai pra filha, melhor de avô pra filha mas que em segredo também considerava um segundo pai.
A família toda dizia que os dois tinham um jeito parecido apesar da incrível diferença de idade, naquele almoço de família que reunia a todos, ela sorria com as besteiras, piadas que saiam entre aquele sorriso largo do cara que sempre ti chamará de minha neta. Um ultimo almoço, um ultimo abraço, um ultimo :''ta tudo bem vô ?''.
 A morte chega na família maranhense, e leva dela o avô querido. Mas quem sentirá mais a morte do dito cujo : Uma filha ou uma neta ? Na cabeça da neta a filha, que é  sua mãe. O choro, as lagrimas, a tristeza ocupou aquela casa, todos ali de luto e ela precisando ser forte pra amparar os prantos de quem ti gerou. As duas, uma cuidando da outra, numa forma direita ou não mais cuidando.
 A pequena maranhense que fazia piada com tudo silenciou na sala de aula, preferiu  ir pra escola receber o apoio dos amigos do que fica no climão  que tomava conta da sua moradia. A cada aula, uma lagrima, um desabafo, um abraço forte, uma palavra de carinho. A cada aula, uma lembrança, um porque, um não quero que isso seja verdade. A cada aula, um pranto gritando no mais alto silencio que aquela sala de aula pode ouvir.
 No pescoço leva um anel, lembrança do seu avô, ali no pescoço ao invés no dedo representando que ele está longe, mas  ou mesmo tempo perto, num lugar melhor do que esse mundo cruel. No coração guardou as lembranças que deixou, a saudades, a dor da sua partida. Uma vez ou outra colocava a melodia do michael jackson pra tocar e chorar ali de canto, sozinha  lembrando dos encontros, dos abraços, de tudo um pouco.
 A figura do seu avô  que fez sua raiz ser de maranhense  é importante pra garota das piadas fáceis. A morte desse grande homem marcou sua vida e deixou cicatrizes que talvez nem o tempo irá curar.
O assunto é pouco falado, mas é o suficiente pra mostrar a todos que ainda existe pessoas no mundo que deixa um vazio gigante em nossas vidas, um espaço sem fim no peito e uma saudades que o corpo suporta e leva, e muitas perguntas que quem sabe um dia a própria morte irá responder.

Comentários

Postagens mais visitadas